Obras

Ponte de Jaguarão e hidrovia mais perto de saírem do papel

Com promessa de edital de licitação em 90 dias, expectativa é que nova travessia entre Brasil e Uruguai inicie ainda em 2023

Foto: Jô Folha - DP - Expectativa é de que o governo federal assine o contrato para construção ainda neste ano

Após reunião entre representantes dos governos brasileiro e uruguaio esta semana, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou a largada para obras que serão feitas em parcerias pelos dois países. Entre as medidas que devem sair do papel, estão a nova ponte sobre o rio Jaguarão e a dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil.

A construção da ponte visa aumentar a capacidade da travessia e potencializar a passagem de caminhões com cargas entre os dois países. A licitação para a construção da nova estrutura deve ser aberta em 90 dias e a expectativa é de que o contrato seja assinado ainda este ano pelo governo brasileiro. Dentro do acordo entre os dois países, o Uruguai retomará o processo de reforma da Ponte Internacional Barão de Mauá.

Segundo o governo do Brasil, já há anteprojeto para a nova ponte, prevendo que a estrutura terá 419 metros de extensão, além da construção de mais nove quilômetros de acesso a ela do lado brasileiro. O valor estimado é de R$ 200 milhões.

Hidrovia trará desenvolvimento

Outro grande projeto anunciado pelo governo é a dragagem da hidrovia na Lagoa Mirim. Com custo estimado em R$ 50 milhões, a obra contará com recursos do Ministério dos Portos e Aeroportos. Assim como a ponte, a hidrovia vai facilitar o transporte entre os dois países, reduzindo custos e impacto ambiental.

A previsão é de que a hidrovia saia de um porto no Rio Tacuarí, próximo a Rio Branco, no Uruguai, acessando o Canal São Gonçalo, entre as lagoas Mirim e dos Patos, chegando até o Porto de Rio Grande, com uma extensão de 220 quilômetros.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, vê o avanço do projeto com otimismo. "Vai potencializar novas cargas, tanto de entrada quanto na exportação", diz. "Todo investimento que vai facilitar a movimentação de cargas é muito bem-vindo, e é fundamental para o desenvolvimento da nossa região como um todo."

Na mesma linha, o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Marco Antonio Barbosa (UB), prefeito de Chuí, comemora o potencial de desenvolvimento das obras anunciadas. "Nossa região ficará em evidência e com um enorme potencial para investimentos, visto a diminuição do valor do frete de muitos produtos, fazendo a região sul um corredor de importação e exportação para o País", projeta.

Promessa de Lula

A construção de uma nova ponte no Rio Jaguarão, ao lado da já existente, é uma promessa de Lula (PT). Em visita ao Uruguai, no dia 25 de janeiro, o presidente se comprometeu em tirar o projeto do papel. "Estou até envergonhado, porque penso que assinei alguma coisa com Pepe Mujica e Tabaré [Vázquez, ex-presidentes] e achei que a ponte estivesse pronta. Eu quero assumir o compromisso de que vamos fazer essa ponte", disse na ocasião.

A nova ponte é uma pauta que vem sendo debatida entre os dois países pelo menos desde 2005. Em 2021, o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que o projeto estava pronto e dependia de liberação de orçamento.

Patrimônio histórico

A Ponte Internacional Barão de Mauá começou a ser construída em 1927 e foi inaugurada em 1930, financiada pelo Uruguai como pagamento de uma dívida de guerra. Com mais de dois mil metros de comprimento, a ponte foi o primeiro bem binacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2011, e é o primeiro patrimônio cultural reconhecido pelo Mercosul, em 2015. No Uruguai, a ponte foi reconhecida como Monumento Histórico Nacional em 1977.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Perturbação do sossego volta à pauta na Câmara Anterior

Perturbação do sossego volta à pauta na Câmara

TJ-RS confirma condenação de prefeito e presidente da Câmara de Rio Grande Próximo

TJ-RS confirma condenação de prefeito e presidente da Câmara de Rio Grande

Deixe seu comentário